A gengivite é uma inflamação grave que acomete as gengivas, causada pelo acúmulo da placa bacteriana. Porém, caso ela evolua, pode tornar-se uma periodontite.
A periodontite, nada mais é do que uma inflamação na gengiva que não foi tratada, e que evoluiu. Então, ela funciona como se fosse uma segunda fase da gengivite.
Desse modo, é preciso estar atento, ainda mais se faz uso de um aparelho invisível, para descobrir se não tem nenhuma inflamação na gengiva, que se for piorada, pode tornar-se uma periodontite, que é muito mais grave.
Com isso, caso queira descobrir mais sobre a periodontite e a sua relação com a gengivite, os seus tratamentos e as causas, basta continuar a leitura.
É comum que as bactérias fiquem acumuladas entre os dentes e a gengiva, e quando não ocorre uma boa higienização, pode causar uma placa bacteriana.
Portanto, essa placa bacteriana pode gerar uma inflamação na gengiva, que é conhecida como gengivite.
Os principais sintomas da gengivite costumam ser o sangramento na gengiva, o seu inchaço e uma extrema sensibilidade nessa área.
Porém, a gengivite quando não é tratada, pode evoluir para a periodontite, uma doença grave que causa a destruição total dos ossos alveolares e até mesmo, a perda dentária. Caso isso ocorra, será preciso ver sobre uma prótese dentaria.
Então, é possível afirmar que a periodontite nada mais é do que uma segunda fase da gengivite. Ou seja, é a piora dela.
Vale ressaltar que não necessariamente um quadro de gengivite pode evoluir para uma periodontite.
Dessa forma, caso apresente uma gengivite, procure um dentista o quanto antes, pode até ser o mesmo de um que coloca o aparelho dental de porcelana para tratar o mais rápido possível e não deixar se tornar uma periodontite.
A causa de ambas as enfermidades são de uma falta de higienização bucal que provoca o acúmulo da placa bacteriana e do tártaro entre os dentes e as gengivas.
Entretanto, existem outros fatores que podem levar para uma gengivite ou até periodontite, como por exemplo:
Entenda um pouco mais sobre cada uma dessas causas para poder evitar ao máximo o surgimento de uma periodontite.
Além do mal que pode fazer ao pulmão, o hábito de fumar também deixa as gengivas mais suscetíveis ao surgimento das bactérias nocivas que ficam acumuladas.
Uma dieta ruim ou não saudável pode aumentar a tendência a uma inflamação na gengiva, que nada mais é do que a gengivite.
Além disso, uma má alimentação também aumenta o risco de desenvolver diabetes, que também podem ser uma das causas para a gengivite.
A diabetes possui uma relação direta com a periodontite. Isso porque, pessoas que têm diabetes e não controlam a glicemia, podem desenvolver uma inflamação gengival.
Porém, algumas pessoas que têm diabetes, também podem acabar desenvolvendo uma periodontite.
O estresse pode diminuir a resistência das gengivas para as bactérias nocivas, o que pode causar tanto a gengivite quanto a periodontite.
Dessa forma, no surgimento de cada uma dessas causas, é preciso resolver o quanto antes para não deixar evoluir para uma periodontite.
Além disso, é preciso também ficar atento aos sinais da periodontite, que costumam ser mais graves que os da gengivite.
Portanto, veja então os principais sintomas da gengivite:
Desse modo, ao apresentar qualquer um desses sintomas, é preciso procurar um dentista, podendo ser até mesmo um que faça tipos de clareamento dental, para realizar um tratamento.
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que tem como prevenir até mesmo a gengivite. Basta realizar uma boa escovação, no mínimo 3 vezes ao dia, com foco no pós-refeição, usar o fio dental corretamente e utilizar um enxaguante bucal.
Porém, caso ocorra de ter a gengivite, é preciso procurar no mesmo momento um dentista para realizar uma boa limpeza e um tratamento para não deixar evoluir para a periodontite.
Entretanto, caso a gengivite tenha evoluído para uma periodontite, existem alguns tratamentos que podem ser feitos para solucionar.
O primeiro é a curetagem, que seria a remoção de todos os tártaros e bactérias nas superfícies dos dentes que estão causando a periodontite.
Pode ser usado também alguns antibióticos, que servem para controlar e eliminar as bactérias que estão presentes na boca.
Outro tratamento que pode ser citado é o aplanamento da raiz para a redução de chances de desenvolvimento das bactérias.
Em último caso, quando estiver muito grave, pode ser necessário uma cirurgia, como a de enxerto na gengiva.
Agora, no caso da periodontite ter causado uma queda ou a perda de um dente, pode ser preciso um implante ou até mesmo uma faceta dental.
Vale lembrar que é preciso, em primeiro lugar, sempre procurar um profissional dentista para uma avaliação do seu caso e verificar qual é o melhor tratamento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário