Pela primeira vez o Piauí participa do evento que discute as mudanças climáticas, como interlocutor dos fóruns internacionais
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, esteve presente na abertura da Semana do Clima em Nova York, nos Estados Unidos, no domingo (17) e na segunda-feira (18), participou da mesa de diálogo que discutiu sobre Transformação Ecológica no Brasil e na Amazônia. Nos demais dias de evento, o secretário representará o Governo do Estado em importantes agendas de diálogos ambientais e climáticos.
Com slogan “We Can, We Will” (Nós podemos, nós faremos), a Semana do Clima acontece até o dia 24 de setembro, reunindo representantes de governos, empresas e organizações da sociedade civil para discutir as mudanças climáticas no mundo e ações para combater ou minimizar os efeitos das altas temperaturas e outras questões relacionadas ao clima.
Daniel Oliveira destaca a importância da presença do Piauí no evento dentro da agenda ambiental mundial. “A Semana do Clima é um espaço importante para o debate e a articulação de ações para enfrentar as mudanças climáticas. O nosso estado está participando pela primeira vez como interlocutor dos fóruns internacionais”, afirmou. “É de fundamental importância garantirmos o protagonismo do Piauí e também do Brasil na agenda de transição energética, para pensar também em um meio ambiente mais sustentável. Por isso, é necessário nos inserirmos nas temáticas internacionais que envolvem a pauta ambiental”.
A Semana do Clima é o maior evento de governos subnacionais e normalmente acontece na semana da Assembleia Geral da ONU e antecede a COP 28 (Conferência das Partes), o maior evento mundial de meio ambiente. Também estiveram presentes na abertura a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
E para debater sobre a questão ambiental do Brasil e da Amazônia, na segunda (18), o secretário Daniel Oliveira participou de uma mesa que discutiu a Transformação Ecológica no Brasil e na Amazônia. Ele destacou o acerto da agenda do Piauí na temática ambiental, com a redução do desmatamento e a transição energética.
“O Piauí tem uma prospecção na ordem de R$ 25 bilhões em que a gente vai conseguir mais que dobrar a nossa produção de energia limpa nos próximos cinco a dez anos”, afirmou o secretário.
A mesa teve participação do enviado presidencial especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry; do Ministro da Economia do Brasil do Brasil, Fernando Haddad; da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; do Governador do Estado do Pará, Helder Carvalho; e da presidente da The Nature Conservancy, Jennifer Morris.
Deixe um comentário